HISTÓRIA DO SISTEMA DE SPRINKLERS
HISTÓRIA DO SISTEMA DE SPRINKLERS
Em 1812, o inventor britânico Sir. William Congreve patenteou um sistema manual de aspersão usando tubos perfurados ao longo do teto. Quando alguém notava um incêndio, uma válvula fora do edifício poderia ser aberta para enviar água através dos tubos.![]() |
| Fire Incêndio Brasil... |
Uma grande fábrica de móveis tinha repetidamente queimado, e Hiram Stevens Maxim foi consultado sobre como evitar uma recorrência.
Como resultado, Maxim inventou o primeiro sistema automático de extinção de incêndios. Isso apagaria as áreas que estavam em chamas, e reportaria o incêndio ao posto de bombeiros.
Maxim era incapaz de vender a ideia em outra parte, mas quando a patente expirou a ideia foi usada.
Henry S. Parmalee, de New Haven, Connecticut, criou e instalou o primeiro sistema de extinção automática de incêndio em 1874, usando solda que derretia em um incêndio para desconectar furos nas tubulações de água, de outra forma seladas.
Na época ele era o presidente da Mathusek Piano Works. Parmelee inventou seu sistema de aspersão em resposta a taxas de seguro exorbitantemente altas.
Parmalee patenteou sua ideia e teve grande sucesso com ela nos EUA. Parmalee chamou sua invenção de "extintor de incêndio automático". [7] Em seguida, viajou para a Europa para demonstrar o seu método para parar um incêndio edifício antes da destruição total.
Sua invenção não recebeu tanta atenção como tinha planejado. A maioria das pessoas não poderia dar ao luxo de instalar um sistema de sprinkler.
Uma vez que Parmalee percebeu isso, ele voltou seus esforços para educar as companhias de seguros sobre seu sistema. Ele falou sobre como o sistema de aspersão iria reduzir o índice de perda, economizando assim dinheiro para as companhias de seguros. Ele sabia que nunca conseguiria obter contratos com os empresários para instalar seu sistema, a menos que pudesse garantir para eles um retorno razoável sob a forma de prêmios reduzidos.
A esse respeito, teve a sorte de invocar a simpatia de dois homens, que tinham ligações na indústria de seguros. O primeiro deles foi o Major Hesketh, que, além de ser um spinner de algodão em uma grande empresa em Bolton , foi Presidente da Bolton Cotton Trades Mutual Insurance Company. Os diretores desta companhia e mais particularmente seu secretário, Peter Kevan, fizeram exame de um interesse em experimentos adiantados de Parmalee. Hesketh conseguiu que Parmalee fizesse sua primeira encomenda para instalações de sprinklers nas fábricas de fiação de algodão da John Stones & Company, na Astley Bridge, em Bolton, seguido em seguida por uma ordem da Alexandra Mills, propriedade de John Butler da mesma cidade.
Embora Parmalee tenha duas vendas através de seus esforços, a Bolton Cotton Trades Mutual Insurance Company não era uma empresa muito grande fora de sua área local. Parmalee precisava de uma influência mais ampla.
Ele encontrou essa influência em James North Lane, o gerente da Mutual Fire Insurance Corporation de Manchester . Esta empresa foi fundada em 1870 pelas associações de fabricantes de têxteis de Lancashire e Yorkshire como um protesto contra as taxas de seguro elevado. Eles tinham uma política de encorajamento da gestão de riscos e, mais particularmente, o uso do aparelho científico mais moderno para extinguir incêndios. Apesar de ter dedicado muito tempo e esforço para educar as massas em seu sistema de aspersão, em 1883 apenas cerca de 10 fábricas estavam protegidas pelo aspersor Parmalee.
De volta aos Estados Unidos, Frederick Grinnell , que fabricava o aspersor Parmalee, projetou o sistema de aspersão Grinnell mais eficaz. Ele aumentou a sensibilidade removendo a junta fusível de todo contato com a água e, ao sentar uma válvula no centro de um diafragma flexível, ele aliviou a junção soldada de baixa fusão da tensão da pressão da água.
Deste modo o assento de válvula foi forçado contra a válvula pela pressão da água, produzindo uma ação de auto-fecho, de modo que quanto maior a pressão de água, mais apertada a válvula. O diafragma flexível tinha uma função adicional e mais importante. Isso fez com que a válvula e seu assento se movessem para fora simultaneamente até que a junta de solda estivesse completamente cortada.
Grinnell obteve uma patente para sua versão do sistema de aspersão. Ele também levou sua invenção para a Europa, onde foi um sucesso muito maior do que a versão Parmalee. Eventualmente, o sistema Parmalee foi retirado, o que deixou um caminho aberto para Grinnell e sua invenção.

Comentários
Postar um comentário